Exercícios Físicos e a Menopausa





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui






Antes de começar a falar em exercícios e menopausa, é importante sabermos o que tudo começa no Climatério. O climatério é o período em que o corpo da mulher inicia a transição para a fase não reprodutiva. Por causa da queda na produção do hormônio estrogênio, sintomas como ondas de calor e variações de humor dão as caras. Quando a mulher atinge essa fase, também fica mais propensa ao ganho de peso e a males como osteoporose e doenças cardiovasculares.

Para quem está no climatério ou já atravessou essa fase, movimentar o corpo também tem muitos outros benefícios, incluindo:

Prevenir doenças cardiovasculares - o declínio hormonal que caracteriza a menopausa torna a mulher mais suscetível a doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e hipertensão. Ter uma vida ativa é importantíssimo para evitar essas complicações.

Proteger os ossos - os cinco anos após a menopausa são, geralmente, um período de rápida perda óssea. O exercício ajuda a manter a densidade óssea, diminuindo o risco de fraturas e osteoporose.

Combater alguns sintomas do climatério - é comum o climatério vir acompanhado de alterações de humor, insônia, cansaço e tristeza. A atividade física, por outro lado, colabora para manter o bom humor e a disposição, diminuir o estresse e melhorar a qualidade do sono.

A prática regular de exercícios físicos no climatério ajuda a encarar as mudanças e evitar problemas que colocam a saúde em risco.

Essa prática regular de exercícios físicos como uma grande aliada das mulheres na menopausa, pois a prática da atividade física proporciona um aumento no processo onde as proteínas são captadas, retidas e estimuladas pelo músculo, desenvolvendo uma maior absorção de cálcio pelos ossos e reduzindo o risco de outras doenças.

A atividade física também ajuda no momento em que promove um alto gasto calórico, pois o esforço, a força empregada acaba por acelerar o metabolismo, além de gerar um aumento significativo de massa muscular.

Com o aumento da massa, ocorre um maior gasto energético, mesmo sem realizar atividade alguma, nos horários de lazer e descanso, se gasta mais energia quando a massa muscular é maior, o que acaba sendo de grande valia para lutar contra o acúmulo de gordura interna que surge com a mudança de padrão originada pela menopausa.

Além de todos estes benefícios, a prática da atividade física leva a uma socialização, leva ao contato com pessoas diferentes, com a troca de experiências com outras pessoas, conviver com diferentes grupos e ambientes, o que estimula a auto estima e a memória.

Para terminar esse post, preciso falar que professor Paulo Gentil resolveu colocar em evidência tudo que aprendeu em todos os anos de estudo e experiência profissional que possui. Ele compilou seu conhecimento numa Master Certification Paulo Gentil com debate de assuntos como emagrecimento, obesidade, hipertrofia e exercícios para mulheres, crianças e idosos. Bem completo. Clique aqui e saiba mais!

Livre de vírus. www.avast.com.

Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário