Benefícios da Liberação Miofascial





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui






A liberação miofascial é uma técnica que trabalha diretamente com a fáscia e ajuda a relaxar e alongar os músculos. Ela pode ser feita tanto por profissionais (personal trainer, fisioterapeutas, massoterapeutas, quiropraxistas) quanto pelo próprio atleta.

Como uma técnica aplicada em pontos específicos dos músculos, a liberação miofascial tem o objetivo de trabalhar as fáscias e devolver o funcionamento normal dos grupos musculares.

Vamos saber mais sobre os Benefícios desta técnica:

1.Elimina as tensões musculares

Por meio de pressões manuais ou com o auxílio de aparelhos, a técnica reduz a tensão dos músculos da região lombar e cervical, elimina as dores nos ombros e provoca o relaxamento muscular das pernas. Isso ocorre muito por conta do estímulo ao OTG (Órgão Tendinoso de Golgi) presente nos tendões musculares.

2.Aumenta a flexibilidade

Outro benefício da liberação miofascial é o retorno do adequado movimento das articulações, com consequente aumento da flexibilidade dos músculos, nervos, ligamentos, tendões, entre outros órgãos.

Com isso você consegue ficar em pé na prancha no momento que a onda chegar ao seu pico máximo e não tem o risco dela quebrar em cima de você.

3.Melhora a circulação

A técnica também ajuda a regularizar a circulação sanguínea e, como consequência, facilita a respiração e a adequada oxigenação do cérebro.

Fibras musculares distensionadas permitem que água, oxigênio e demais nutrientes circulem melhor pelo organismo, o que resulta num maior aproveitamento das proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais ingeridos. Aqui você sente e percebe que o seu corpo está regenerado e bem nutrido para nadar, surfar ou correr, tudo ao mesmo tempo!

4.Alterações físicas e emocionais

É notória a melhora do humor, a diminuição dos níveis de ansiedade e estresse, o sensível aumento da capacidade cardiorrespiratória ao mergulhar, aumento de disposição para nadar, entre outros benefícios psicológicos e emocionais, também são o resultado do desenrijecimento das fáscias musculares.

5.Aumenta o raio de ação dos músculos

Os indivíduos que utilizam a técnica também percebem uma maior amplitude dos movimentos e do raio de ação de determinados músculos após poucas sessões.

Sem dúvida, o ganho de mobilidade é um dos seus principais benefícios. Por isso mesmo, a liberação miofascial é uma das técnicas mais recomendadas para quem deseja melhorar seu preparo físico e ter a capacidade de movimentos eficientes, tanto para esportistas como para qualquer pessoa que pratica atividades físicas.

6.Evita as lesões por esforço repetitivo

As lesões por esforço repetitivo (LER) são algumas das principais causas de afastamento do trabalho e pedidos de aposentadoria.

Também conhecidas como LER & DORT, elas, muitas vezes, resultam em distúrbios como bursites, tendinites, mialgias, entre outros.

A capacidade dessa automassagem de evitar lesões é uma das suas principais virtudes, muito por conta da sua eficácia em tornar os músculos capazes de suportar, adequadamente, uma carga de exercícios físicos. Se você pratica muitas sessões de exercícios simultaneamente, o risco de você ter LER é altíssima e por isso você precisa ter atenção com esses esforços repetitivos.

Assim como outras técnicas envolvendo a atividade esportiva ou a simples complementação ao bem-estar, essa também pode ser realizada em casa, porém é preciso consultar um especialista. Por mais simples que possa parecer, a técnica, quando aplicada de forma incorreta pode não conseguir os resultados esperados ou ainda gerar algum tipo de prejuízo.

Se você quiser saber mais sobre Liberação Miofascial, vou te indicar um curso da Cefisa excelente para você. Clique aqui e saiba mais! 



Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário