Vantagens da Alimentação Equilibrada para a Diabetes





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui






obesidade e a diabetes estão fortemente associadas. Os excessos alimentares conduzem a uma maior formação de tecido adiposo, que influencia a sensibilidade celular à insulina, causando insulinorresistência. A persistência desta situação conduz à diabetes tipo 2.

Vantagens de uma alimentação equilibrada:

  • Manter um peso adequado
  • Normalizar as glicemias (açúcar no sangue)
  • Ajudar a controlar comorbilidades (tensão arterial, níveis de colesterol)
  • Diminuir o risco de complicações associadas à diabetes (por ex.: doença  cardíaca e enfarte)

Toda a pessoa com diabetes deve ter um plano alimentar individualizado, adaptado às suas condições de vida e equilibrado, quer em quantidade, quer em qualidade, em função do seu peso de referência, sexo e idade.

objetivo nutricional será evitar ou minimizar as flutuações extremas de glicemia, atingir um perfil lipídico que reduza o risco de doença cardiovascular, contribuir para níveis de pressão arterial normais e ajudar a reduzir a evolução de certas complicações microvasculares, as renais em particular.

Deve então optar por uma Alimentação Saudável que lhe permita obter prazer nas suas refeições, sem necessidade de excluir qualquer alimento! Não é necessário passar fome, apenas alimentar-se com o que qualquer pessoa poderia (e deveria) comer.

Basta para isso seguir a nova Roda dos Alimentos…

A nova Roda dos Alimentos e a Diabetes

O que nos ensina?

De uma forma simples, a Roda dos Alimentos é um símbolo do que se pretende como uma alimentação equilibrada. Cada grupo de alimentos ocupa um espaço correspondente à proporção em que deve estar presente na alimentação diária. Transmite assim as orientações para uma Alimentação Saudável, isto é, uma alimentação:

  • Completa
    Comer alimentos de todos os grupos e beber água diariamente;
  • Equilibrada
    Comer em maior quantidade os alimentos representados nas fatias de maior tamanho e menor quantidade dos que se encontram nas fatias de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendado;
  • Variada
    Comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.

A água, representada bem ao centro, faz parte da constituição de todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente (as necessidades diárias variam entre 1,5 a 3 litros por dia).

Quem tem Diabetes deve manter uma alimentação equilibrada, regular, variada e natural. Deve ser fracionada de em torno de 3 em 3 horas para evitar hipoglicemia e descontrole da fome, resultando em maior ingestão de alimentos após longos períodos sem alimentar. Além de seguir metas de carboidratos por refeições de acordo com seu gasto energético total, escolher alimentos mais naturais, menos industrializados e processados. Incluir fibras dietéticas com a ingestão de cereais integrais, leguminosas, frutas frescas e vegetais, e gorduras boas como azeite, frutas oleaginosas, peixes e carnes magras. O controle de açúcar, sal, frituras, colesterol e gordura saturada é bom para todas as pessoas, inclusive para quem tem Diabetes, hábitos tais que devem ser prioridade.

É importante lembrar que o SUS oferece tratamento completo gratuitamente para a população. Como prevenção, um simples exame de sangue pode revelar se você tem diabetes. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia. Caso a alteração seja considerável, será necessária a realização de outros exames, mais aprofundados. Para realizar o teste, basta procurar uma unidade básica de saúde.

É primordial que o diabético saiba fazer uma dieta sem restrição e que sua alimentação seja a melhor possível. O guia Diabetes & Você  vai te ajudar com isso. Nele,  você vai Descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.Viver com Diabetes Não Significa ter uma Vida cheia de Restrições Alimentares e Privações aos Prazeres de uma Boa Alimentação. Clique aqui e saiba mais!



Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário