Como aliviar a dor de garganta infecciosa?





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui





Sabe aquela dor de garganta incômoda que muitas vezes acompanha uma gripe ou um resfriado? Chamada pelos médicos de faringite infecciosa, ela é, como o próprio nome sugere, um sintoma de infecção na região da faringe, na grande maioria dos casos causada por vírus ou bactérias.  Muitas vezes a infecção viral pega também a região das amígdalas e é chamada de faringoamigdalite.

Esse tipo de infecção é mais comum entre o outono e o inverno porque é nessa época de ar seco que esses microrganismos mais se proliferam. Além disso, especialmente no outono, ocorrem muitas mudanças de temperatura que prejudicam a mucosa respiratória e a imunidade das pessoas, o que também facilita o ataque de vírus e bactérias. A exposição a ambientes com ar condicionado muito forte é outro fator prejudicial à saúde. A garganta tem cílios que funcionam como defesa do organismo. Quando a temperatura cai bruscamente, o movimento desses cílios diminui e a defesa do organismo fica enfraquecida.

O que fazer?

O tratamento da faringite ou amigdalite depende, primeiramente, de o médico identificar o microrganismo que está causando a infecção. Normalmente, a infecção bacteriana apresenta pus na faringe ou na amígdala. Se for esse o caso, o médico pode indicar um antibiótico associado a um anti-inflamatório e/ou analgésico, para aliviar a dor ainda durante o tratamento. Por outro lado, se a infecção for viral, a recomendação é tratar apenas os sintomas, mais uma vez com analgésicos ou anti-inflamatórios.

Além disso, as pastilhas com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias podem ser grandes aliadas para aliviar a dor dos pacientes. Esse tipo de pastilha é muito mais eficiente do que a simplesmente anestésica, que raramente tem efeito sobre a faringe.

Isso acontece porque a saliva da pessoa que utiliza uma pastilha anti-inflamatória transporta o medicamento até a garganta, o que rapidamente pode aliviar o sintoma de dor. 

Outras dicas para aliviar esse incômodo são hidratar a garganta tomando bastante água e evitar substâncias irritantes, como pimenta, vinagre e frutas cítricas. Também vale a pena utilizar produtos naturais com mel e própolis e, sempre que possível, evitar ambientes com ar condicionado.


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário