Prevenção da Sua Saúde






A prevenção corresponde a medidas gerais, educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercício físico e repouso, contenção de estresse, não ingestão de drogas ou de tabaco), para que resistam às agressões dos agentes. Também diz respeito a ações de orientação para cuidados com o ambiente, para que esse não favoreça o desenvolvimento de agentes etiológicos (comportamentos higiênicos relacionados à habitação e aos entornos)."¹

Frente ao exposto, podemos considerar ações preventivas às intervenções educativas direcionadas à população para evitar o surgimento de doenças, com a finalidade de reduzir sua incidência e prevalência na população, como por exemplo, prevenção do câncer de colo, de hipertensão, de obesidade. Tem como foco as doenças, sua prevenção e formas de tratamento.

Veja essas dicas simples que selecionamos para você e comece hoje mesmo a transformar sua  rotina!

1. Tenha uma alimentação saudável

Os alimentos são grandes aliados da nossa saúde! E não precisamos gastar muito para ter sempre uma refeição completa, rica de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, entre eles vitaminas, proteínas, sais minerais, gorduras e carboidratos.

A alimentação correta fortalece o sistema imunológico, na sua ação de prevenir doenças, desde um simples resfriado até problemas graves, como perigosas infecções.

2. Beba bastante água

Todos sabemos que a maior parte do nosso corpo é composta de água. Cerca de 70% dos nossos tecidos e órgãos são compostos por H2O.

O que pouca gente sabe é que não precisamos ter sede para tomar líquidos, pois a sede é um sinal de que está faltando água no organismo, o que é muito prejudicial à saúde.

Além de causar desidratação, a baixa ingestão de líquidos prejudica a digestão e o funcionamento renal, favorece o aparecimento de infecções urinárias, provoca o ressecamento da pele e até mesmo dos nossos olhos.

3. Pratique atividades físicas regularmente

Além de ajudar a manter a boa forma e de prevenir doenças relacionadas à obesidade — entre elas infarto e acidente vascular cerebral — fazer exercícios físicos contribui bastante para nossa saúde mental.

Pedalar, nadar, correr ou praticar musculação ajuda a controlar o estresse e aumenta a motivação para o trabalho, o estudo e outras atividades diárias.

E não é preciso ser um atleta profissional para aproveitar tudo isso! Basta incluir na rotina 30 minutos diários de caminhada em dois ou três dias da semana.

4. Cultive bons hobbies

Além do exercício físico, o hábito de cultivar bons hobbies também contribui para manter o cérebro em atividade, estimulando a atenção e a criatividade.

A jardinagem, a leitura, a dança e tantas outras atividades rotineiras desenvolvem novas habilidades e ajudam a manter a energia em alta, o que é fundamental para envelhecer bem e prevenir doenças, como por exemplo a ansiedade e a depressão.

Até mesmo as crianças podem ser motivadas a cultivar um hobbie como colecionar adesivos, desenhar ou aprender a tocar algum instrumento. E não se esqueça: hobbies têm tudo a ver com diversão!

5. Invista em momentos de lazer

O estado emocional influencia bastante as condições de saúde físicas e mentais. Por isso, para diminuir o estresse e deixar de lado as preocupações diárias, é preciso investir em momentos de lazer, de preferência, reunindo toda a família e gastando pouco.

Para isso você pode passear livremente nos parques públicos ou praças, ler um livro à sombra de uma árvore, visitar exposições, assistir shows gratuitos ao ar livre simplesmente convidar os amigos para um encontro divertido em sua casa.

Para finalizar nosso artigo, vamos falar de uma atitude que é a base de todas as dicas sobre cuidado com a saúde. Trata-se da prevenção!

6. Mantenha o 'check up' em dia

Ao contrário do que muita gente imagina, não se deve procurar o médico apenas quando se está doente. Fazer visitas médicas periodicamente, para a realização de exames clínicos e laboratoriais, é fundamental para prevenir o surgimento de doenças ou para diagnosticá-las precocemente, visando um tratamento eficaz.

Investindo na prevenção de doenças, seguindo nossas dicas, você terá mais qualidade de vida e poderá economizar bastante, por não precisar de tratamentos médicos, não é mesmo?

A prevenção é o melhor caminho para sabermos quando a doença poderá ocorrer. Desta maneira poderemos evitá-la.

Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário