Pontos de Gatilho, Zumbidos e a Audiologia







Pontos de gatilho são pequenas áreas hipersensíveis localizadas em faixas mais endurecidas e palpáveis de músculo esquelético, que podem estar presentes ou não em indivíduos sem dor, mas que estão sempre presentes em indivíduos com síndrome da dor miofascial.

Pacientes com zumbido têm cinco vezes maior propensão de terem  Pontos de gatilho, e três vezes maior probabilidade de se queixarem de dor miofascial quando comparados a indivíduos sem sintomas. Além disso, em cerca de metade destes pacientes é possível modular a sonoridade ou o tom do zumbido sob palpação dos Pontos de gatilho.

Além de tratar esse pontos de gatilhos, é importante estar atento a audição desse paciente e o prejuízo que os zumbidos podem causar na saúde auditiva do paciente.Para isso, precisamos da ajuda da Audiometria.

A audiologia é um ramo da fonoaudiologia que estuda a audição e os sons. O sistema auditivo nos permite monitorar os eventos ambientais, além de processar eventos acústicos que nos fornecem informações como a fala, a comunicação de forma geral e o processamento do pensamento.  E tudo isso pode ou não nos levar a uma situação de bem estar, dependendo do ambiente e como as informações do meio externo estão sendo processadas em nosso organismo.

A reabilitação auditiva dos pacientes é muito gratificante. Não tem nada de frieza no dia a dia do audiologista. É claro que os softwares ajudam na coordenação da perda auditiva com o aparelho ideal, mas vale lembrar que eles não fazem tudo sozinhos. E não substituem o contato pessoal.  O fonoaudiólogo que trabalha como audiologista precisa estar atento às necessidades de seu paciente. O retorno deles serve como combustível para a maioria dos audiologistas. E o melhor é que essa área une dois objetivos de todos os profissionais: fazer o que gosta e ganhar bem por isso!

O curso "Audiologia Clínica" tem com o objetivo atualizar os profissionais Fonoaudiólogos ou estudantes de Fonoaudiologia a respeito das técnicas e interpretações hoje utilizadas para análise dos achados audiológicos vinculados à audiometria total, logoaudiometria, medidas de Imitancia Acústica (incluindo novos métodos de investigação), embasamento e aplicação prática do mascaramento, interpretação de casos clínicos reais e confecção do laudo audiológico.


Comente:

Nenhum comentário