A importância das proteínas no bom metabolismo







As proteínas são estruturas peptídicas, conhecidas como cadeias de aminoácidos. Elas são divididas em dois tipos – a vegetal e animal – as de origem animal são as mais importantes, pois oferecem ao organismo todos os aminoácidos essenciais que ele não produz. Elas também fazem parte de processos importantes do corpo, como a renovação de tecidos e órgãos, especialmente depois dos exercícios físicos.

Além da função plástica, as proteínas são também responsáveis pela proteção do organismo. A carência nutricional protéica provoca graves problemas de saúde, como edemas, enfraquecimento geral, baixo metabolismo, lesões cutâneas, redução da taxa de crescimento, sendo particularmente grave em crianças novas, caracterizando o chamado kwashiorkor.

As fontes de proteínas são sobretudo carnes, peixes, ovos, feijão e soja. Todas as proteínas são formadas por aminoácidos e, dos vinte existentes, nosso organismo é capaz de sintetizar doze. Os oito restantes devem ser obrigatoriamente obtidos dos alimentos, sendo chamados aminoácidos essenciais. Portanto, em qualquer dieta alimentar, devemos nos preocupar com o consumo de proteínas que contenham os aminoácidos essenciais em doses adequadas para garantir a síntese de todas as nossas proteínas específicas.

Além disso, as proteínas também trabalham na produção de anticorpos (que defendem o organismo das doenças) e enzimas.

O processo de contração muscular também é feito a partir de estruturas proteicas, como: para auxiliar no deslizamento das estruturas musculares durante o movimento – tropomiosina, troponina e miosina. Para ajudar no transporte de alimento para as células na região z, a tropomiosina e a troponina são importantes.

Para manter o metabolismo equilibrado é essencial que o organismo humano receba de maneira contínua nutrientes que são encontrados em alimentos, e a quantidade e variedade de cada um são fatores que podem acelerar ou reduzir a velocidade do metabolismo, provocando mudanças físicas e químicas no corpo humano. No curso de Nutrição e Metabolismo você conhece os principais conceitos sobre o tema e passa a entender mais sobre a ação de cada nutriente no organismo.


Comente:

Nenhum comentário