Ginástica Laboral traz saúde para o trabalhador





Ginástica laboral é a prática de exercícios físicos pelos colaboradores durante o expediente de trabalho. É uma intervenção rápida que dura, aproximadamente, de 10 a 15 minutos, feita no próprio local de trabalho e que tem a supervisão direta de profissionais especializados. Pode ser feita no início, no meio e/ou no fim do expediente de trabalho. Os exercícios são baseados em técnicas de alongamento, respiração, controle e percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos.

A ginástica laboral traz benefícios para a saúde dos funcionários e também para o ambiente organizacional e o cotidiano de trabalho, influenciando positivamente na produtividade. Saiba quais são essas vantagens:

Previne as doenças ocupacionais

Os Distúrbios Osteomioarticulares Relacionados ao Trabalho e Lesões por Esforços Repetitivos (DORT/LER) são as principais responsáveis por afastamentos do trabalho.

Alongamentos e exercícios específicos ministrados durante a ginástica laboral previnem o surgimento dessas e outras doenças ocupacionais, minimizando as ausências de funcionários.

Reduz o sedentarismo

O sedentarismo é um dos grandes vilões da saúde, podendo desencadear problemas cardíacos, obesidade, diabetes, depressão, além de outros transtornos.

Em 2016, uma pesquisa do IBGE revelou que 75% dos trabalhadores brasileiros não praticam exercícios físicos de maneira regular. Esses dados são preocupantes, pois o sedentarismo reduz a produtividade e pode aumentar os casos de faltas ao trabalho, elevando custos e afetando a qualidade de vida dos colaboradores.

Para evitar esses transtornos, a ginástica laboral melhora o condicionamento físico. Isso acontece por meio de exercícios que recrutam todos os segmentos corporais, como a cabeça, a coluna e os membros superiores e inferiores.

Combate tensões do dia a dia

As cobranças por resultados e a ansiedade pela melhora da produtividade sobrecarregam o funcionário, principalmente aqueles mais comprometidos. Ao propiciar um ambiente descontraído que envolve todos no setor, a ginástica laboral desfaz possíveis situações de conflito na equipe.

Os exercícios e a percepção dos resultados obtidos pela ginástica laboral trazem benefícios psicológicos que interferem positivamente também na autoestima dos colaboradores.

Diminui o estresse

Além das exigências pessoais e sociais, o trabalho muitas vezes provoca desgaste físico e psíquico, gerando assim o estresse.

Sendo um fator determinante de competitividade e produtividade, detectar a ocorrência de estresse na equipe e gerenciá-lo é um fator diferencial de competitividade e produtividade. A ginástica laboral contribui de forma significativa para a sua redução.

Os benefícios da ginástica laboral também são sentidos na diminuição do cansaço após o trabalho, além da redução da fadiga mental e visual causada pelo uso constante do computador.

Menos custos com mais produtividade

A melhora do ambiente de trabalho e a diminuição dos casos de afastamentos por problemas de saúde, além de favorecer a imagem da empresa, aumentam a produtividade com importante redução de custos.

A ginástica laboral é um excelente programa de recuperação e manutenção da saúde, da qualidade de vida e para promover momentos de descontração, planejada e aplicada no ambiente de trabalho. Os benefícios da ginástica laboral já são reconhecidos por extensas parcelas das empresas em todo o mundo.

É um investimento em bem-estar corporativo com alto valor de ROI (Return on Investment). Pesquisas realizadas nos Estados Unidos indicam que para cada dólar investido em programas de qualidade de vida dos funcionários, no qual se incluem a ginástica laboral, são economizados três dólares, incluindo assistência médica, diminuição das faltas no trabalho, na rotatividade, além de um aumento significativo da produtividade.

A Laboral School é a Escola Avançada de Ginástica Laboral, um programa online completo de formação em Ginástica Laboral onde estudantes e profissionais de Educação física e fisioterapia podem se capacitar para aumentar os seus resultados na área de Ginástica Laboral.




Comente:

Nenhum comentário