Avaliação Postural e Saúde







A avaliação postural é o ponto de partida para o profissioanal identificar quais as alterações na postura, e a partir deste ponto poder iniciar sua linha de raciocínio clinico. Hoje a fisioterapia tem diversas modalidades terapêuticas que podem surtir efeito imediato ou no decorrer do tratamento, sendo que posso citar algumas como: Pilates, Manipulações Miofasciais, e Terapias Manipulativas como Osteopatia, Quiropraxia, RPG e outras técnicas

A postura incorreta pode causar dores na lombar, dor no trapézio e no pescoço, dores na região central das costas, além de maior risco de lesões. Diversos comportamentos podem gerar alterações na postura ou agravá-las:: fatores etiológicos, vícios adquiridos nas AVDs, má postura no trabalho ou até o sedentarismo.

Os exercícios para a reestruturação postural são indicadas pelo fisioterapeuta a partir de uma avaliação minuciosa, cada paciente tem uma estrutura, sendo assim, existem exercícios e técnicas fisioterapêuticas especificas e individuais para cada tratamento postural.

Atualmente a ferramenta da fotogrametria é peça fundamental para uma conclusão clínica e prescrição do tratamento postural, conhecer diversos instrumentos fisioterapêuticos ajudam muito os profissionais que trabalham nesta área.

Para crianças, sempre que os pais tiverem alguma dúvida sobre a postura delas é necessário consultar um especialista. Muitas deformidades da coluna nem sempre estão ligadas a má postura, porém, tem seu início de maneira sutil. Assim, sempre que reparar algo de errado na maneira de sentar ou levantar dos pequenos, consulte um especialista, pois frequentemente o diagnóstico de uma possível deformidade pode ser retardado, sendo feito apenas quando as alterações já estão severas

Se você é profissional da área, não pode deixar de conhecer um ótimo curso sobre avaliação posturalClique aqui!


Comente:

Nenhum comentário