Saúde prejudicada com o Tabagismo






Efeitos na saúde causados pelo vício de fumar são vários e começam logo quando o indivíduo fuma seu primeiro cigarro. Fumantes iniciantes são de duas a seis vezes mais prováveis de sofrerem de consequências sérias à saúde do que os não fumantes, tais como tosses, dificuldade de respirar e falta de ar.

Ajude alguém a parar de fumar

O mais cedo que os adolescentes começam a fumar, maior o risco de morrerem prematuramente de doença cardíaca, câncer no pulmão e enfisema (dilatação anormal dos espaços aéreos no pulmão). Outras consequências à saúde que os fumantes adultos experimentam são osteoporose acelerada, menopausa precoce e dano à capacidade de reprodução.

Se uma mulher grávida fuma, o desenvolvimento do cérebro e o peso do seu bebê são afetados. O bebê também teria um risco maior de SMLS (Síndrome da Morte Súbita do Lactente), hiperatividade e problemas de comportamento. Doenças respiratórias crônicas, tais como bronquite, pneumonia e asma, são significantemente mais comuns em crianças e bebês cujos pai e/ou mãe fumam.

Crianças cujos pai e mãe fumam ingerem um nível de nicotina equivalente a 80 cigarros por ano; essa estatística é baseada em níveis de cotinina (um teste padrão de nicotina) na saliva dessas crianças. A saúde da criança é grandemente afetada pelo fumo passivo.

Com tantas razões que incentivam o abandono do cigarro, a decisão pode parecer fácil, mas não é. Tabagismo é uma doença, classificada pela OMS, quem fuma deve ser considerado doente, não dá para falar que a pessoa fuma porque não tem vergonha na cara.

Ajude alguém a parar de fumar



Comente:

Nenhum comentário