Iogurte: excelente fonte de cálcio, probióticos e proteínas para o corpo




Pote de Iogurte (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

O iogurte é um produto lácteo fresco, obtido pela fermentação do leite com cultivos pró-simbióticos de Streptococcus thermophillus e o Lactobacillus bulgaricus através do leite integral, desnatado ou padronizado. Os iogurtes são classificados quanto ao teor de matéria gorda estabelecidos pela legislação:

- COM CREME: teor de gordura mínimo de 6g/100g;

- INTEGRAIS: teor de gordura mínimo de 3g/100g;

- PARCIALMENTE DESNATADOS: teor de gordura máximo de 2,9g/100g;

- DESNATADOS: teor de gordura máximo de 0,5g/100g.

O iogurte é excelente fonte de cálcio, probióticos e proteínas

•  O cálcio é um nutriente essencial e necessário em funções biológicas como a contração muscular, coagulação sanguínea, transmissão do impulso nervoso ou sináptico e o suporte estrutural do esqueleto. Muitos estudos têm demonstrado que o consumo de cálcio previne doenças como a osteoporose, hipertensão arterial, obesidade e câncer de cólon. A recomendação de cálcio para adultos é de 1000mg;

•  Proteínas são enzimas e hormônios responsáveis pela regulação das reações químicas do organismo. São agentes protetores, veículos de transporte, ação anti infecciosa, anticorpos (imunoglobulinas), crescimento e reparação de tecidos (músculo, ossos, pele e sangue);

•  Probióticos são microrganismos vivos, administrados em quantidades adequadas, que conferem benefícios à saúde do hospedeiro. A utilização de culturas bacterianas probióticas estimula a multiplicação de bactérias benéficas, em detrimento à proliferação de bactérias potencialmente prejudiciais, reforçando os mecanismos naturais de defesa do hospedeiro, muito importante para a função intestinal e sistema imune.

A indústria alimentícia está sempre com novidades, trazendo para o Brasil o "iogurte Grego" que possui paladar mais suave e consistência mais firme e aveludada do que os iogurtes tradicionais. Entretanto, contém mais gorduras em comparação aos iogurtes desnatados.

Devemos avaliar a consistência, sabor, composição nutricional (se possui ou não gordura, teor de proteína, cálcio e sódio) de cada iogurte para escolher o que melhor atende as nossas necessidades.



Comente:

Nenhum comentário