5 dicas para afastar o risco de doenças no outono




 
 

Bom dia! O outono é uma estação de temperatura mais amena, mas é muito comum neste período você sentir uma leve indisposição e dificuldade para respirar. Sabe por quê? O ar mais seco e a queda de temperatura gradual dificultam a dispersão de partículas poluentes, que comprometem as trocas gasosas dos pulmões, prejudicando assim o sistema respiratório e cardiovascular.

Crianças, idosos e pacientes com doenças pulmonares estão classificados no grupo de risco, ou seja, são mais vulneráveis a quadros gripais. Segundo o médico, é importante estar atento a possíveis irritações nos olhos, por conta da secura e coceira, que podem indicar conjuntivite, comum durante o outono. Em casos de tosse e febre por mais de cinco dias, o ideal é procurar tratamento médico.

Para evitar os empecilhos da estação, veja cinco maneiras que podem ajudar a manter a saúde e aproveitar o outono da maneira certa.

1. Mantenha os níveis de hidratação do corpo. O consumo de líquidos é essencial, principalmente de água.

2. Evite longa permanência em locais fechados. A proliferação de alguns vírus é ainda maior nessa época do ano. É importante sempre deixar janelas abertas e permitir que o ar se renove.

3. Pratique a higienização a todo o momento. É imprescindível lavar as mãos com água e sabonete líquido, de preferência, e sempre que possível fazer uso do álcool em gel para finalizar.

4. Mantenha uma alimentação balanceada, com os nutrientes e vitaminas necessárias evita que o corpo fique suscetível a contaminações.

5. A pele fica mais seca com a chegada do outono e isso pode acarretar rachaduras e irritações que desenvolvem alergias na pele. O ideal é usar um hidratante específico para o rosto e outro para o corpo. Banhos quentes também devem ser evitados, pois favorecem o processo de ressecamento da pele.



Comente:

Nenhum comentário