Mitos e verdades sobre a AIDS





http://barrabase.com.br/wp-content/uploads/2014/08/aids.jpg

Ontem foi o ia Internacional da Luta Contra a AIDS. Mesmo com toda a quantidade de informação disponível sobre a doença ainda existem muitas dúvidas. Confira algumas:

O diagnóstico precoce e tratamento adequado permitem uma qualidade de vida semelhante a de uma pessoa sem o vírus

Verdade

Apesar de precisar tomar medicamento de forma contínua, o soropositivo consegue levar uma vida bem parecida com a de uma pessoa sem a doença se identificar o vírus precocemente e fazer o tratamento com disciplina.

É possível pegar AIDS pelo sexo oral

Verdade

Embora o risco seja menor do que com o sexo por penetração, é possível contrair o HIV pelo sexo oral. Aliás, qualquer interação sexual pode transmitir o vírus. Por isso, o uso de camisinha é indispensável em qualquer prática.

Compartilhar copos e talheres pode fazer você contrair o vírus

Mito

Copos, pratos, talheres e outros objetos que não tenham contato com líquidos pessoais da pessoa contaminada podem ser compartilhados sem medo.

A AIDS pode levar à morte

Verdade

Se não for tratada ou se for diagnosticada muito tarde, a AIDS deixa o portador com o sistema imunológico muito prejudicado. Nesses casos as doenças que aparecem por essa fragilidade podem ser fatais.

AIDS e HIV são a mesma coisa

Mito

HIV é o nome do vírus sexualmente transmissível que faz do portador alguém soropositivo. Já a AIDS é a doença, ou seja, a condição fisiológica que pode se desenvolver em pacientes soropositivos.



Comente:

Nenhum comentário