Dia mundial do AVC: como prevenir e tratar





http://www.blogstudiopilates.com.br/wp-content/uploads/2012/10/avc_hemo.jpg

No Brasil, o AVC é um dos principais indutores à morte e atinge pessoas de diferentes faixas etárias. Só no ano de 2010, foram registrados 33.369 óbitos de pessoas com idade variáveis de até 70 anos em decorrência da doença.

O próximo dia 29 de outubro é historicamente destinado ao Dia Mundial de Combate ao AVC. Nesta data, organizações de saúde, empresas, ONGs e entidades intensificam alertas para a prevenção e para se identificar os primeiros sintomas da doença.

Os principais cuidados que devem ser tomados para se evitar um AVC estão: manter hábitos saudáveis, controlar a hipertensão e diabetes, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, evitar o fumo e também o sobrepeso. Mesmo mantendo esses cuidados, é necessário observar a presença de alguns sintomas como alterações de movimento, visão, dificuldade para engolir, tonturas ou dor de cabeça intensa.

Qualquer pessoa pode sofrer um AVC, por isso é importante saber identificar a ocorrência do acidente vascular cerebral. Para quem se deparar uma pessoa sofrendo um AVC, ele recomenda que o mais indicado é encaminhá-la ao pronto socorro imediatamente. Ao contrário de convulsões, por exemplo, no caso de um AVC não existe uma forma de posicionar a pessoa adequadamente. O correto é buscar o auxílio de um local com equipe neurológica de plantão o mais rápido possível.

O que é o AVC?

Essa é a terceira causa de morte nos EUA e na Inglaterra e causa 10% das mortes ao redor do mundo. Trata-se de um distúrbio do fluxo de sangue para o cérebro. A vítima de um derrame pode sofrer danos cerebrais graves quando as pessoas próximas a ela não conseguem reconhecer os seus sintomas.
É importante que você saiba como reconhecer um caso do acidente vascular cerebral, especialmente se você passa tempo com alguém que tenha fatores de risco associados a derrames. Existe tratamento disponível para minimizar os danos causados pelo derrame, mas a pessoa deve ir a um hospital para ser avaliada e receber o tratamento dentro de 60 minutos do início dos sintomas.

Sintomas do AVC
  • Súbita dormência ou fraqueza no rosto, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo
  • Súbita inabilidade de falar ou entender o que está sendo dito para você
  • Súbita confusão ou desorientação
  • Súbita dificuldade em ver com um ou ambos os olhos
  • Dificuldade súbita em caminhar, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação
  • Dor de cabeça súbita e aguda sem causa aparente. Esta dor é mais comum em casos de derrames hemorrágicos, mas ela pode acompanhar qualquer tipo de derrame.

Atenção: o tempo é precioso para socorrer uma vítima do AVC. Quanto mais tempo você esperar para ligar para a emergência, menos provável será que o paciente se recupere. Muitas vezes os pacientes \"não se sentem bem\" e acham que vão melhorar na manhã seguinte, ou se fizerem uma pausa. O ideal é que a pessoa com suspeita de um AVC seja atendida por uma equipe médica o mais rápido possível.





Comente:

Nenhum comentário