Sintomas e as reações do corpo após o consumo de álcool




sintomas-e-reações-do-corpo-após-a-ingestão-de-álcool

O dia seguinte de uma bebedeira nunca é divertido. Além da ressaca moral, o corpo sofre com as consequências fisiológicas. “O etanol, molécula do álcool, é muito tóxico, principalmente para o cérebro e o aparelho digestório”, conta Sérgio Barrichello, clínico geral da clínica Healthme (SP). Depois de ingerida, a bebida passa do estômago e do intestino para o sangue. De lá, segue como se fosse um tsunâmi, estragando o que estiver pela frente. Quando alcança o fígado, é transformada em acetaldeído, substância ainda mais tóxica. “A exposição prolongada das células do corpo a ela provoca uma série de inflamações no organismo”, completa o médico.

Falta de atenção

As inflamações causadas pela bebida comprometem o funcionamento de algumas áreas do cérebro.

Xixi em excesso

Ao chegar ao cérebro, o álcool inibe a produção de ADH, um hormônio antidiurético. Aí, a pessoa sente vontade de urinar o tempo todo. “O suor também aumenta, levando à perda não apenas de água, mas também de minerais, como potássio e magnésio”, explica Marcos Dias de Almeida, coordenador da equipe de transplante hepático do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Esse combo resulta em sede e mal-estar generalizado.

Tremores e cansaço

Resultam da queda do açúcar no sangue.

Dor de cabeça

Devido à desidratação, há uma diminuição do fluxo de sangue para o cérebro, que faz que os vasos da região se dilatem, causando a temida dor.

Fotossensibilidade

intoxicação por álcool afeta todo o sistema nervoso, deixando-o mais debilitado. Como a retina é um prolongamento do nervo óptico, fica mais sensível.

Sem apetite

Uma resposta inflamatória do sistema imunológico ao álcool afeta a vontade de comer.

Náusea, vômito, e dor de estômago

álcool aumenta a produção dos ácidos estomacais e diminui a velocidade com que oórgão se esvazia.

Dores no corpo

Com a perda de água, o organismo elimina sódio e potássio. Esses sais minerais são muito importantes para os músculosSem eles, a massa muscular fica pra lá de vulnerável dolorida.



Comente:

Nenhum comentário