Como lidar melhor com a Menopausa




Climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério.

No climatério há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo. Estatisticamente, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. O climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos.

O diagnóstico da menopausa só é feito após o período de 12 meses sem menstruação.

Nessa fase, a mulher deixa de produzir um óvulo mensal, não tem mais sangramento e não é mais capaz de gerar um bebê. Em média, isso acontece por volta dos 50 anos de idade.

A menopausa é uma fase normal da vida e do ciclo biológico da mulher e, por isso, ela não deve ser encarada como uma vergonha. Na maioria das vezes, não é preciso fazer nenhum tratamento, exceto quando há sintomas que prejudiquem a qualidade de vida. Esses sintomas, no entanto, não são iguais para todas as mulheres e nem ocorrem todos ao mesmo tempo. Entre os mais comuns, estão calor repentino, suor noturno que pode levar à insônia, secura vaginal (cerca de 30% das mulheres têm, o que pode reduzir a libido e causar dor na relação sexual) e alterações de humor . O uso da pílula anticoncepcional, com orientação médica, também pode ajudar a minimizar os sintomas.

Algumas medidas podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças como câncer de mama, osteoporose, entre outras.O climatério e a menopausa não são doenças! São ocorrências naturais do ciclo de vida das mulheres e nem todas apresentarão sintomas no decorrer desse período.

Estas medidas vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças como câncer de mama, osteoporose, entre outras.O climatério e a menopausa não são doenças! São ocorrências naturais do ciclo de vida das mulheres e nem todas apresentarão sintomas no decorrer desse período.

Veja as medidas: 

  • beba bastante água
  • principalmente após exercícios físicos
  • use roupas leves e procure ambiente fresco e ventilado
  • pratique exercícios leves regularmente. Caminhada, natação e dança ajudam a fortalecer os músculos
  • evite fumo, álcool ou outras drogas
  • faça refeições mais leves e mais frequentemente
  • tome sol.

 



Comente:

Nenhum comentário