Entorses - causas e mecanismos




http://www.einstein.br/blog/PublishingImages1/blog-300-tornozelo-repouso.jpg

Entorse é a perda momentânea da congruência articular (cápsula articular e/ou ligamentos) de uma articulação. Também pode ser definida como uma lesão traumática de uma articulação, com alongamento, arrancamento ou rotura de um ou mais ligamentos, sem deslocamento das superfícies articulares.

Elas podem ser definidas como lesões articulares, pois atingem as articulações de forma quase sempre brusca, portanto de forma traumática, decorrentes de movimentos articulares inadequados, onde o mecanismo mais comum é o exagero da amplitude de uma determinada articulação.

As entorses se originam de movimentos bruscos, traumatismos, má colocação do pé ou de um simples tropeçar que force a articulação a um movimento para o qual ela não está preparada. Pode igualmente acontecer de uma intensa tração, a que o ligamento seja submetido, provocar o seu estiramento ou ruptura e que isso chegue a arrancar um pequeno fragmento ósseo.

Uma causa comum da entorse do tornozelo é o fato de “torcer o pé” em um buraco do chão ou em um “passo em falso” qualquer. As entorses de joelhos e dedos geralmente são relacionadas a acidentes desportivos.

Exemplo bem conhecido é o movimento de dorsiflexão do tornozelo, visto que a articulação do tornozelo é responsável por este movimento dos pés, se for executado de forma acentuada, dizemos que uma torção por dorsiflexão ocorreu no tornozelo,logo , a articulação é afetada em seus movimentos de forma a impedir que eles sejam executados de forma normal.

A consequência é a dor local, edema, vermelhidão, dificuldade ao caminhar, ( e não se aconselha a caminhar antes de um diagnóstico feito por um profissional competente!!), devido ao mecanismo mecânico, que acabou forçando a articulação a executar um movimento fora de sua amplitude fisiológica.

Este mecanismo acaba por afetar os LIGAMENTOS,que são estruturas com capacidade elástica bem acentuada, e formam entre outras estruturas anatômicas, AS ARTICULAÇÕES, então pode-se dizer que LIGAMENTOS SÃO COMPONENTES DAS ARTICULAÇÕES.

Os ligamentos portanto, são  as estruturas anatômicas afetadas nos mecanismos de ENTORSES, porém podemos classificar o grau de comprometimento ligamentar em 3 tipos, dependendo da força exercida sobre eles e da resistência do organismo aos impactos físicos, visto que uma pessoa que possui uma musculatura mais desenvolvida na região afetada tem maiores chances de sofrer lesões ligamentares menos acentuadas.




Comente: