Causas da Tendinite do Ombro




http://www.espacoergo.com.br/wp-content/uploads/2013/05/tendinite-no-bicipes.jpg

A tendinite é uma lesão inflamatória que se desenvolve nos tendões, podendo se apresentar de forma aguda ou crônica.

A articulação do ombro é uma junta articulada em que a parte superior do osso do braço (úmero) forma uma junta com a escápula. O manguito rotador mantém a cabeça do úmero dentro da escápula e controla o movimento da articulação do ombro.

Os tendões do manguito rotador passam por baixo da área óssea em direção à união com a parte superior do osso do braço. Quando esses tendões ficam inflamados, eles podem se tornar mais desgastados nessa área durante os movimentos do ombro. Às vezes, um osteófito pode estreitar o espaço ainda mais.

Esse problema é chamado de tendinite do manguito rotador ou síndrome do impacto e pode ocorrer ao:

  • Manter o braço na mesma posição por um longo período, como ao trabalhar no computador ou arrumar o cabelo
  • Dormir sobre o mesmo braço todas as noites
  • Praticar esportes que exigem que o braço seja movido sobre a cabeça repetidamente, como no tênis, beisebol (especialmente no lançamento), natação e no levantamento de peso sobre a cabeça.
  • Trabalhar com o braço levantado por muitas horas ou dias (como pintores e carpinteiros)
  • Coordenar ou controlar insatisfatoriamente o ombro e os músculos da escápula

A má postura por muitos anos e o desgaste normal dos tendões que ocorre com a idade também podem levar à tendinite do manguito rotador.

Lacerações do manguito rotador podem ocorrer de duas maneiras:

  • Uma laceração súbita ou aguda ao cair sobre o braço esticado ou após um movimento súbito não controlado ao tentar levantar algo pesado.
  • Uma laceração crônica do tendão do manguito rotador ocorre lentamente com o tempo. É mais provável em pessoas com tendinite crônica ou síndrome do impacto. Em algum momento, o tendão ficará desgastado e se romperá.

Há dois tipos de laceração do manguito rotador:

  • A laceração parcial ocorre quando uma laceração não rompe completamente os ligamentos do osso.
  • A laceração total ou profunda refere-se a uma ruptura completa. Ela pode ser pequena, como a cabeça de um prego, ou afetar todo o tendão do músculo. Rupturas completas provocam o deslocamento do tendão do ponto de união e não saram muito bem.


Comente:

Nenhum comentário