Dormir é fundamental para combater a obesidade




dormir-fundamental-combater-obesidade

Dieta balanceada e exercícios físicos são importantes para combater a obesidade, mas cientistas e pesquisadores também afirmam: dormir é parte fundamental do processo e não deve ser ignorado de forma alguma.

Diversos estudos foram feitos nos últimos anos e eles comprovam que quando a pessoa acaba tendo noites pouco dormidas, tem maior probabilidade de engordar. E isso pode acontecer tanto com adultos como com as crianças.

Cientistas responsáveis por estudos mais recentes chegam a fazer algumas comparações interessantes. Muitas campanhas contra a obesidade alertam que as pessoas estão comendo mais alimentos industrializados e se alimentando poucas vezes no dia. Mas eles também alertam que nos últimos anos as pessoas também estão dormindo menos, e que esta é uma relação que não poderia ser ignorada.

Um destes estudos conseguiu mapear algumas áreas do cérebro de pessoas que dormem pouco. E uma das mais afetadas acaba sendo a área responsável pela tomada de decisões mais complexas. E são estas áreas que podem fazer com que a pessoa opte por comer um alimento mais calórico, mesmo que ela saiba dos efeitos negativos.

Noites mal dormidas também afetam os níveis dos hormônios da fome, provocando uma queda nos níveis de leptina, que regula o consumo de alimentos e sinaliza quando já comemos o bastante, e o aumento do nível de grelina, que estimula o apetite e produção de gordura.

Portanto, se você está querendo emagrecer, a dieta e os exercícios são fundamentais, mas não esqueça: 8 horas de sono todas as noites vai fazer uma grande diferença.



Comente:

Nenhum comentário