Prevenção da Hepatite




A melhor estratégia de prevenção da hepatite A inclui a melhoria das condições de vida, com adequação do saneamento básico e medidas educacionais de higiene. A vacina específica contra o vírus A está indicada conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

DICA DO BLOG: Melhores Filmadoras, Smartphone e Livros.

A prevenção da hepatite B inclui o controle efetivo de bancos de sangue através da triagem sorológica; a vacinação contra hepatite B, disponível no SUS,conforme padronização do Programa Nacional de Imunizações (PNI); o uso de imunoglobulina humana Anti-Vírus da hepatite B também disponível no SUS, conforme padronização do Programa Nacional de Imunizações (PNI); o uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais da área da saúde; o não compartilhamento de alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dente, equipamentos para uso de drogas; o uso de preservativos nas relações sexuais.

Não existe vacina para a prevenção da hepatite C, mas existem outras formas de prevenção, como: triagem em bancos de sangue e centrais de doação de sêmen para garantir a distribuição de material biológico não infectado; triagem de doadores de órgãos sólidos como coração, fígado, pulmão e rim; triagem de doadores de córnea ou pele; cumprimento das práticas de controle de infecção em hospitais, laboratórios, consultórios dentários, serviços de hemodiálise; tratamento dos indivíduos infectados, quando indicado; abstinência ou diminuição do uso de álcool, não exposição a outras substâncias que sejam tóxicas ao fígado, como determinados medicamentos. 

A transmissão:

A transmissão é através de contato sanguíneo. As formas mais comuns de contágio são através de:

Transfusões ou recebimento de sangue, após cirurgias, etc;

Uso de seringas compartilhadas, etc.

Outras maneiras menos freqüentes são também possíveis, como:

Dentistas;

Tatuagens;

Piercings;

Acupuntura;

Compartir instrumentos onde o sangue esteja presente. Ex: alicates de unha, aparelhos de barbear e depilação, escovas de dente, tubos de inalação de cocaína.



Comente:

Nenhum comentário