Saiba como prevenir os efeitos do clima seco





Da Redação vivabem@band.com.br

Diversas regiões brasileiras estão em estado de alerta devido ao tempo seco - quando a umidade relativa ao ar fica abaixo de 30%. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a porcentagem ideal desse índice está em torno de 60%.

Para evitar doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite, em periódos de estiagem prolongada, a atenção deve ser redobrada. O clima seco ainda pode causar sangramento nasal, olhos vermelhos, tontura, desmaios e até infarto.

Para se cuidar nessa época do ano, quatro dicas são fundamentais. Confira:

Hidrate-se

Sintomas como pele e boca secas, lábios ressecados e ardências no olhos podem ser  aliviados com a hidratação. Tome bastante líquido, passe hidratante na pele e nos lábios e use colírio ou soro fisiológico nos olhos. Evite banhos muito quentes.

Tenha uma alimentação saudável

Manter uma dieta equilibrada também é essencial. Priorize alimentos frescos, como frutas e legumes, e evite alimentos fritos ou muito gordurosos.

Cuidade bem de seus aposentos

Manter a casa limpa e arejada e dormir em locais umidificados, com boa ventilação, também podem ajudar a evitar os males que o clima seco provoca.

Umidifique o ar

Usar umidificadores de ar, principalmente nos quartos, é uma boa maneira de garantir uma noite de sono tranquila. O aparelho aumenta e controla os níveis de umidade do ambiente e alguns deles, como o Ultra Air da Electrolux, é capaz de eliminar as bactérias do ambiente.

Outra opção é mais caseira. Você pode colocar uma bacia de água ou uma toalha molhada no ambiente para deixar o ar menos seco.



Comente:

Nenhum comentário