Videogame para auxiliar mobilidade de pessoas cegas





Uma equipe de pesquisadores internacionais desenvolveu um novo videogame para as pessoas cegas que pode ajudá-las a aprender sobre um novo espaço utilizando apenas sinais de áudio.

O novo sistema chamado Audiobased Environment Simulator e trabalha usando sugestões fornecidas por meio do áudio para permitir que os usuários cegos consigam aprender sobre o ' layout' de um espaço anteriormente desconhecido.

A equipe de pesquisa, liderada por Lotfi Merabet da Harvard Medical School, nos EUA, e Sánchez Jaime da Universidade do Chile, testou o equipamento com pacientes cegos.

Os resultados mostraram que após testarem os jogos, os participantes foram mais capazes de navegar em uma versão real do espaço explorado no ambiente de realidade virtual.

Segundo os coordenadores, o estudo confirma que a informação espacial aprendida no jogo foi precisa e intransferível.

"Aprender através de tais jogos interativos representa uma forma inovadora e motivadora para melhorar as competências cruciais que permitem que indivíduos cegos tenham mais mobilidade e permaneçam funcionalmente independentes", concluem os responsáveis pelo novo sistema.



Comente:

Nenhum comentário