Testes contra hepatite são realizados no dia mundial de luta contra a doença





No dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realiza, nos dias 26 e 27 de julho, testes rápidos para o diagnóstico da hepatite C em 58 unidades de saúde em toda a cidade. Também haverá um estande no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da prefeitura, com a realização do teste para a detecção da doença.

O exame será precedido por uma palestra rápida de aconselhamento sobre o que são, como se transmitem e como podem ser evitadas as hepatites virais. As pessoas com exames positivos serão encaminhadas às unidades de saúde para confirmação dos resultados e, posteriormente, acompanhamento e tratamento da doença.

A hepatite C é uma doença crônica, de evolução lenta e silenciosa, que pode levar à cirrose e ao câncer de fígado. A maior parte dos casos da doença pode ocorrer por contaminação do sangue em transfusões realizadas antes de 1993, mas a transmissão ainda ocorre por meio de objetos contaminados com sangue, como instrumentos de manicure, em procedimentos odontológicos, realização de tatuagens, colocação de piercings, etc.

Também nos dias 26 e 27 de julho, a Fiocruz, em parceria com a SMSDC, estará realizando o Fique Sabendo, com testagem rápida para as hepatites B e C e palestras informativas para a população.

A lista com as 58 unidades que vão fornecer a testagem rápida está no site da SMSDC. Os interessados também podem se informar sobre os endereços no telefone 1746.

Campanha no HU da UFRJ
O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFFF/UFRJ) também está promovendo uma campanha para conscientização e detecção da hepatite C nos pacientes referenciados do hospital. Entre os dias 23 e 27 de julho, das 9h às 16h, serão realizados testes rápidos de anti-HCV nos ambulatórios.

Em caso de resultado positivo, o paciente será encaminhado para tratamento no ambulatório do fígado onde realizará outros testes complementares. Com a campanha, o hospital espera realizar 3.500 exames.

Estações de metrô recebem campanha
As estações de metrô Carioca e Pavuna, do Rio de Janeiro, recebem entre 23 e 27 de julho, a campanha "Hepatite C. Quebre o silêncio". A ação integra o programa Caravana da Hepatite C, que vai realizar diversas campanhas pelo Brasil para incentivar o diagnóstico precoce da doença.

A Caravana acontecerá, simultaneamente, em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), João Pessoa (PB), Belém (PA) e Fortaleza (CE) durante os meses de julho e agosto, para alertar sobre o impacto que as hepatites causam na saúde da população em geral. Mundialmente, mais de 500 milhões de pessoas estão infectadas com os tipos B ou C da doença - um índice dez vezes maior do que o número de portadores do HIV/Aids. No Brasil, estimativas mostram que há aproximadamente três milhões de pessoas infectadas e a doença representa a principal causa de transplantes de fígado no país.

A campanha pretende rastrear a infecção pelo vírus da hepatite C por meio de testes rápidos, promovendo o diagnóstico precoce, fator crucial para o sucesso da terapia, já que o vírus pode permanecer por mais de 20 anos no organismo sem se manifestar sintomaticamente.

Uma equipe de enfermeiros estará disponível para fazer o teste rápido de detecção da doença, com duração de aproximadamente 10 minutos, e orientar a população sobre como se prevenir e possíveis tratamentos.

O teste que será aplicado é aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e seu resultado será informado de forma individual, para garantir a privacidade e sigilo da informação. Todas as pessoas com teste positivo serão aconselhadas e encaminhadas para consulta com médicos especialistas.

Entre no site para saber mais sobre a Caravana e se informar sobre os locais onde ocorrerão as ações.

Serviço:
Campanha "Hepatite C. Quebre o Silêncio" no Rio de Janeiro
Locais e datas: Estação Carioca (23 a 27/07) Estação Pavuna (30/07 a 03/08)
Horário: das 9 às 17h



Comente:

Nenhum comentário