5 nutrientes que turbinam a saúde






Que tipo de alimento ou bebida você consome quando quer ganhar mais saúde? Em uma enquete feita no site da SHAPE, as leitoras elegeram frutas e verduras. Depois, foram apontados a linhaça, a soja e o chá verde. Será que estes itens blindam mesmo o nosso organismo? Fomos atrás de especialistas que escolheram 5 nutrientes power, que ajudam a cuidar do seu bem-estar. Além de conhecer os principais benefícios deles, saiba também onde encontrá-los. E inclua no seu cardápio.

1 - Selênio
Ação: a nutricionista e farmacêutica Claudia Torquato, diretora científica da rede OligoFlora, explica que é um antioxidante importante, que protege as células contra os efeitos dos radicais livres, o que faz dele um aliado na prevenção do envelhecimento dos tecidos. "É um mineral essencial que o organismo necessita, mas que não consegue produzir sozinho. Por isso, deve ser ingerido por meio de dieta ou suplemento. É fundamental também contra o estresse e a regulação dos hormônios da tireoide", completa a especialista em Nutrição Ortomolecular da Pharma Nostra, a farmacêutica Camila Estopa.

Onde encontrar: castanha-do-pará, castanha de caju.

2 - Magnésio
Ação: ajuda no controle da tensão pré-menstrual (TPM), porque participa da formação de serotonina (neurotransmissor responsável pelas reações de prazer e bem-estar), regulando sintomas como ansiedade, irritabilidade, nervosismo, depressão, insônia e hiperatividade. "Também combate a má circulação e auxilia na cicatrização de hematomas, já que promove a vasodilatação (aumento do calibre dos vasos sanguíneos), facilitando a circulação do sangue, oxigenação dos tecidos e a nutrição celular", diz a nutricionista Ingrid Bigotto, da OligoFlora.

Onde encontrar: verduras de folhas verde-escuras, soja, feijão, nozes, amêndoas, castanha de caju, grãos integrais, damascos secos, caju, abacate, acelga, alcachofra, espinafre, quiabo e tofu.

3 - Boro
Ação: é um mineral aliado na guerra contra a celulite, pois contribui na renovação celular e na manutenção do alinhamento das fibras elásticas da pele. "Ajuda também na absorção da vitamina D, prevenindo a osteoporose, já que evita a perda de cálcio", destaca Claudia.

Onde encontrar: frutas secas, amêndoas, folhas verde-escuras, suco de uva, feijões, maçãs e peras.

4 - Silício
Ação: tem ação regeneradora na pele, além de remineralizar os ossos. É considerado um agente contra o envelhecimento natural para os cabelos e a pele. "Como silício é um componente do colágeno, sem ele no organismo não é possível formar a proteína responsável pela firmeza cutânea", diz Ingrid.

Onde encontrar: aveia, milho-miúdo, arroz, trigo, cavalinha.

5 - Zinco
Ação: a nutricionista Paula Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria Nutricional, explica que o zinco age na manutenção do sistema imunológico, porque é responsável por diferenciar os linfócitos (células de defesa do organismo) das células invasoras que causam doenças. Com isso, atacam e eliminam as que fazem mal ao nosso corpo. A deficiência deste nutriente pode nos deixar mais vulnerável a infecções virais. Também ajuda no processo de eliminação e prevenção da acne, queimaduras, cicatrização de feridas e irritações na pele, pois tem ação antioxidante (que combate a danificação de células pelos radicais livres, substâncias tóxicas que provocam o envelhecimento). "É um nutriente necessário para a cicatrização e produção de colágeno, proteína que dá sustentação à pele, e está relacionado à manutenção de uma pele saudável", explica.

Onde encontrar: grão-de-bico; leguminosas, como ervilha, lentilha e feijão; semente de abóbora e cereais integrais, como arroz e aveia; oleaginosas, como a castanha de caju, amêndoas e gergelim; frutas como abacate, abacaxi, ameixa, banana, figo, framboesa, maçã, manga, melão e morango; legumes como abóbora, acelga, alface, agrião, batata, batata-doce, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, cogumelo, couve e couve-flor; carne, fígado, peixe e ovos.

Mais dicas de saúde, acesse aqui www.revistashape.com.br



Comente:

Nenhum comentário