O que a sua aparência fala sobre sua saúde






Já ouviu falar esta frase: boa aparência, boa saúde? Pois realmente existe uma relação entre as duas.

Rugas, unhas quebradiças, queda de cabelo, entre outros podem até ser pequenos problemas isolados, mas se não for assim? E se existe algum problema maior por trás deles?

Pequenos sinais no inicio podem disparar o alarme de alguma outra coisa pior acontecendo debaixo da sua pele!

Aqui vamos citar 10 sinais físicos que podem significar outro problema maior para sua saúde:

1.    Queda de cabelo

Qual é a causa daquela bola de pêlos deixada no banheiro? Existe vários motivos: estresse, doenças imunológicas, gravidez, medicamentos e alterações nos hormônios da tireóide podem contribuir para a perda de cabelo.

Entre as mulheres, em especial, a queda de cabelo pode ser sinal de alterações dos hormônios da tireóide. Um simples exame de sangue pode tirar suas dúvidas sobre isso.

2.    Excesso de pelos no corpo

Muitos pelos no corpo pode ser embaraçoso às vezes, mas também poderia significar um problema de saúde mais preocupante.

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma causa comum de crescimento excessivo de pelos no corpo em mulheres em idade fértil, podendo causar infertilidade. Mais de 70% das mulheres com SOP tem hirsutismo (crescimento de pêlos em excesso) aparecendo tipicamente na face, peito, costas, barriga, mãos ou pés.

3.    Rugas

Mesmo que chegando certo tempo as rugas aparecem inevitavelmente, mas elas podem ser também um sinal de osteoporose. Novas pesquisas revelam uma associação entre as rugas e a saúde óssea em inicio da menopausa http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22007360

A maioria das rugas é resultado do envelhecimento, mas as exposições ao sol e fumaça de cigarro aceleram este processo.

4.    Lábios rachados

Seus lábios podem falar muito sobre sua saúde. Lábios severamente rachados ou secos podem ser reação a medicação, um risco ocupacional (se você for músico que toca instrumento de bronze) ou um sintoma de alergia ou infecção. Rachaduras nos cantos da boca pode ser Síndrome de Sjogren (um distúrbio do sistema imunológico). Sjogren causa olhos secos e boca seca (diminuição de secreção salivar e lacrimal), bem como dor articular e pele ressecada. No Brasil, aproximadamente existem 30.000 a 80.000 casos desta doença (em especial mulheres).

 

5.    Olhos amarelos

Se a esclera (a parte branca dos olhos) estiver de um tom amarelado deve se preocupar com isso! Esta condição chamada icterícia (*) é um sinal que existe um problema de saúde por trás! Nos adultos, pode ser um sinal de doença hepática (fígado) tais como hepatite, cirrose ou ductos biliares obstruídos.

Qualquer pessoa com olhos amarelos deverá visitar o médico para uma avaliação mais profunda.

 

6.    Rash cutâneo

O rash é como uma mancha vermelha na pele. Há muitos tipos, mas uma em particular se destaca. Estendem-se através de ambas as partes do rosto (pômulos) em forma de uma borboleta e tem aparência de uma queimadura solar. Esta erupção na pele é um sintoma clássico de lúpus, uma doença do sistema imunológico que afeta a pele, articulações, sangue e rins.

7.    Boca suja

Dentes e gengivas descuidadas não são apenas sinais de má higiene oral. Sua boca está dizendo coisas desagradáveis sobre o seu coração e ossos.

Pesquisas em 2010 (British Medical Journal) concluíram que a escovação dos dentes diminui o risco de doença cardíaca. As pessoas que escovavam os dentes com menos freqüência tinham um risco 70% maior de doença cardíaca ou morte por doença cardíaca. A perda de dentes também pode sinalizar osteoporose.

Quer mais saúde? Escove seus dentes!

 

8.    Unhas

Se você estiver evitando a manicure porque as unhas são uma bagunça, talvez você precise ver um médico. Unhas que estão esburacadas, deformadas ou descoloridas (amarelo-marrom) e outras alterações, pode apontar para muitos problemas de saúde.

Alterações nas unhas são comuns em pessoas com psoríase, uma doença crônica de pele, artrite psoriática (uma condição relacionada), e alopecia areata (uma causa de perda de cabelo).

Unhas desgastadas têm sido relatadas em pacientes com Síndrome de Reiter (um tipo de artrite). Não esquecer também das micoses! (onicomicoses).

9.    Pés inchados

Seus sapatos estão incomodando? Muitas condições, incluindo entorses, distensões, lesões e infecções podem causar pés inchados. Gravidez, obesidade e medicamentos podem causar retenção de líquidos nos membros inferiores.

Pode ser várias doenças as causas disto, e se você é uma pessoa com Insuficiência Cardíaca (são 500.000 casos/internações  por ano no Brasil) pode ser retenção de líquidos por causa da pouca ação de bombeamento do seu coração. Inchaço nas pernas, tornozelos e pés é um sintoma clássico desta condição.

 

10.    Mãos e pés grandes

Você iria se preocupar, e com razão, se um ente querido desenvolveu uma mandíbula saliente, uma testa proeminente, e mãos e pés fora de proporção. Todos são sinais clássicos de acromegalia, um distúrbio hormonal que ocorre em adultos quando a glândula pituitária produz hormônio do crescimento em excesso. Mas isto são modificações que demoram em aparecer.


Leia mais: http://total-saude.webnode.com/news/o-que-a-sua-apar%c3%aancia-fala-sobre-sua-saude/

Comente:

Nenhum comentário