Manteiga ou margarina: saiba as diferenças




Sabe aquelas batalhas que parece nunca ter fim, pois bem a Manteiga x Margarina é uma batalha épica, para saber qual é melhor para a saúde. E essa foi uma das perguntas que joguei para vocês na nossa fan page e resolvi compartilhar o que aprendi nessa minha busca interminável para descobrir quem venceria essa batalha.

Gorduras:

Manteiga: Ela é derivada do leito por isso sua gordura é de origem animal sendo assim saturada e apresenta em média 22g de colesterol a cada 10g.
Margarina: Fabricada com gordura hidrogenada ela é rica em gordura trans, porém o colesterol é de 0%. (Podemos encontrar no mercado produtos sem gordura trans e com adição de fitoesterol, uma substância gordurosa que reduz o colesterol em até 10% quando ingerido nas quantidades recomendadas).

 Vitaminas e Minerais:

Manteiga: Possui diversos tipos de vitamina, porém em tão pouca quantidade que não é significante para nosso organismo.
Margarina: Fonte de vitamina A, sendo que algumas marcas possuem também as vitaminas D, E, B6 e B12.

 Sabor:

Sem duvida a manteiga é a preferida de todos seu gosto é muito mais agradável, porém como vimos possui mais colesterol e poucas vitaminas. Já a Margarina não é a mais saborosa, mas já existe no mercado marcas mais gostosas e sem gordura trans o que é um alivio para quem pretende levar ela pra mesa.

Uma coisa é certa independente de qual escolher o ideal é não fazer uso excessivo de nenhum dos dois, com moderação não é necessário parar de comer nenhuma das duas.

Fonte


Comente:

Nenhum comentário