Alimentação no Rock in Rio




Está aberta a temporada de festivais. Além do Rock in Rio, outros grandes shows acontecerão até o final do ano no Brasil. Esqueça café e energético. O pique necessário para suportar a maratona e manter-se firme até a última música deve vir dos alimentos.

Manter o nível de glicose no sangue garante diversão sem fadiga ou cansaço, explica Flavia Cyfer, nutricionista funcional. Doces e carboidratos simples, porém, são contraindicados, alerta a especialista. Tais alimentos elevam a taxa de açúcar no organismo, mas provocam alterações repentinas.

"Pão branco, macarrão comum e açúcares refinados sobem bruscamente o nível de glicose, mas em pouco tempo essa taxa sofre uma queda brusca. O organismo tem um pico de euforia, mas depois decai."

Consumir carboidratos integrais e gorduras boas mantém a glicemia alta e garante 100% de aproveitamento do espetáculo. Abaixo, a pedido do iG Saúde, Flavia Cyfer e Marcelo Ferreira, nutricionista esportivo, propõem um cardápio energético e dicas para manter a adrenalina estocada durante o show:

Café da manha em dia de festival:
A oferta de álcool durante esses eventos é constante, por isso, vale redobrar os cuidados com seu estômago antes de sair de casa. A couve é um dos alimentos protetores do órgão e age blindando a mucosa. Combinada com a linhaça, que é um anti-inflamatório natural, e uma fruta garantem energia e saúde.

Pão integral com queijo branco e peito de peru. Alimentos leves, para que a digestão não fique lenta e pesada.

Comece agora: Programa de Dieta: perca 5kg em um mês

Almoço:
É o grande responsável por armazenar a energia necessária durante a sequencia de shows. Priorize alimentos crus como legumes e folhas, pois são ricos em antioxidantes e protegem o organismo.

Leia também:

Os alimentos indicados para aliviar a gastrite
Chia é nova promessa para emagrecer
Dieta detox
A importância do café da manhã

"Durante os festivais, o corpo desgasta muito, produz muito radical livre, responsável pelo envelhecimento precoce. Ingredientes crus ajudam a combatê-lo e ainda liberam enzimas que auxiliam a digestão."

Prefira proteína leves. Peixe, frango e ovo estão liberados. Evite a evitar carne vermelha: ela deixa o organismo pesado e demanda muito tempo para ser digerida.

Consuma, sempre, grãos integrais. Arroz, quinoa, amaranto, massa integral, arroz negro, vermelho, todos eles fazem a manutenção da glicemia, ou seja, mantém o corpo ativo o tempo todo.

Receita contra ressaca:
-Consuma alimentos que ajudam a recuperar a saúde do fígado - eles eliminam as toxinas das bebidas alcoólicas.

*Couve flor, repolho, brócolis – cozidos por três minutos ou crus – dão suporte ao órgão e ajudam a restabelecê-lo

*Alho-poró, rúcula, agrião e nabo são excelentes desintoxicastes

*Beba muita água: a urina é o principal meio para eliminar as toxinas

Dor de cabeça:
Receita 1: Chá de camomila, feito com erva seca. Adicione gengibre ralado para ajudar a combater enjôos.

Receita 2: Bata o chá de camomila com duas folhas de couve, hortelã e gengibre: a mistura combate a dor de cabeça, o enjôo, protege o fígado e o estômago.

Dicas úteis:

No caso do Rock in Rio, até domingo que vem, dia 2 de outubro, o festival vai liberar a entrada de alimentos trazidos de fora pelo público segundo notificação do DECON (Delegacia do Consumidor), então seguem dicas do que levar de casa:

Barras de cereais;
Frutas secas (desidratadas);
Castanhas (caju, Pará), amêndoas, amendoim;
Frutas in natura;
Biscoito integral, torradas;
Bebidas repositoras hidroeletrolíticas tipo gatorade, Sportdrink.

A entrada de alimentos não é proibida. Só não é permitido portar alimentos destinados ao comércio ou que representem riscos à segurança, como garrafas e latas, diz o pronunciamento da organização.

- Consuma a fruta sempre acompanhada de uma gordura - ela provoca picos de glicemia. As castanhas ou nozes evitam essa elevação brusca e mantêm o índice equilibrado.

- Os energético são compostos de cafeína e taurina. Sozinhos, promovem concentração e ânimo, mas misturados com o álcool fazem com que o organismo libere magnésio. Essa perda provoca fadiga, ansiedade, vontade de comer doces e cansaço.

- Durante o evento, procure alimentos mais leves ou de fácil digestão tipo combinados de carne com saladas ou sanduiche natural com suco de frutas;

- Evite alimentos gordurosos (dificultam a digestão);
- Lembre-se da hidratação durante o festival (água ou sucos);
- Evite longos períodos em jejum. Nos intervalos dos shows procure alimentar-se e hidratar-se.
- Não beba álcool para saciar a sede;
- Se for beber álcool, entre uma dose e outra, beba água;
- Coma algo antes de beber, a bebida pode demorar mais para ser absorvida

Comente:

Nenhum comentário