Dia Mundial de Combate ao AVC


Hoje, dia 29 de outubro, é o Dia Mundial de Combate ao AVC.

http://www.blogdacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2009/07/avc_liaraquel.jpg

O Acidente Vascular Cerebral, conhecido popularmente como derrame, é a principal causa de incapacidade neurológica. É grave, mais incapacitante do que fatal, e acarreta, segundo a Organização Mundial de Saúde, custos enormes para a sociedade.

A estatística do AVC mostra que 85% dos AVC são Isquêmicos e 15% são hemorrágicos.

A incidência ainda é maior nos homens que nas mulheres.

Porém quando a mulher atinge a menopausa, estes riscos se igualam, devido a alterações hormonais.

Os benefícios da cebola


Como o alho, a cebola faz parte do injustiçado grupo de alimentos que costuma ser deixado de lado. Se você também costuma evitá-la, vai encontrar aqui ótimos motivos para mudar de atitude. Além de dar um gostinho especial à comida, a hortaliça ajuda a reduzir o colesterol e traz diversos benefícios à saúde. Descubra quais são eles e nunca mais o vegetal sairá da sua dieta.

5 boas razões para comer cebola

1. Previne contra o câncer
Suas propriedades antioxidantes impedem o desenvolvimento de células cancerígenas.

2. Protege o coração
As placas de gorduras nas artérias são dissipadas e as boas quantidades de vitaminas do complexo B da cebola ajudam a diminuir os índices de colesterol. Assim, o risco de doenças cardíacas é reduzido!

3. Aumenta a imunidade
A vitamina C e o betacaroteno do vegetal fortalecem o sistema de defesa do organismo.

4. Tem ação antibiótica
Uma de suas substâncias, chamada alicina, é capaz também de combater bactérias causadoras de cáries e distúrbios gástricos. A alicina ajuda ainda a reduzir a pressão arterial.

5. Ajuda a viver mais e melhor
Graças ao antioxidante quercetina, o vegetal age contra o envelhecimento. A cebola roxa é a que apresenta maior quantidade dessa substância.

Porções saudáveis

Coma, diariamente, meia cebola média crua. Essa é a melhor forma de ingerir a hortaliça porque parte de seus nutrientes se perde quando ela é cozida. Mas atenção: em excesso, a cebola dá gases. Ela pode causar também cólicas em bebês que estão em fase de amamentação.Portanto, mamães: evitem a cebola durante esse período.

Fuja dos problemas do verão


Queda de pressão

O calor, principalmente quando associado a atividade física, dilata os vasos sanguíneos. Isso diminui a quantidade de sangue que deveria ir para o coração, rins e intestino. Essa falta de oxigenação dos órgãos derruba a pressão.

Sintomas
Quando sutil, a queda é despercebida. No entanto, acentua-se se associada à desidratação, falta de alimentação e excesso de sol, gerando tontura, mal-estar, fraqueza e até desmaio.

Cuide-se
Deite-se num ambiente fresco e apoie os pés em almofadas. Assim, o sangue voltará a circular nos órgão vitais.

Prevenção
Mantenha o corpo hidratado, faça uma alimentação leve e pratique atividades físicas em ambientes arejados.

Atenção
Embora a ciência não comprove, Silvio Reggi, cardiologista da Unifesp, afirma que existem indícios de que mulheres, pessoas mais magras e de baixa estatura tenham mais tendência ao problema no calor.

Exames preventivos para sua saúde



Algumas doenças podem atacar nosso organismo tão silenciosamente que quando as percebemos seu estado já pode ser um tanto quanto avançado. Na coluna de hoje vamos conhecer alguns dos principais testes preventivos disponíveis.

Preventivo Ginecológico ou Papanicolau

O que é? Coleta de material retirado do colo do útero e enviado para laboratório. Procura por células cancerosas ou pré-cancerosas.

Quem deve fazer? A indicação de preventivo ginecológico sofreu mudanças desde 2009. Hoje a ACOG (Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia) indica que o primeiro exame deve ser realizado aos 21 anos de idade. Entre 21 e 29 anos, deve ocorrer a cada 2 anos e então, mulheres que apresentaram três exames negativos consecutivos, podem realizá-lo a cada 3 anos. Isso se deve ao fato de que a possibilidade de câncer torna-se cada vez mais remota, à medida que os resultados negativos se repetem. Outra mudança recente determina que as mulheres podem parar de realizá-lo por volta dos 65 ou 70 anos, isso se nos últimos três exames os resultados forem normais ou não apresentarem nenhum resultado anormal nos últimos 10 anos. 

Mamografia

O que é? Técnica de Raios-X que estuda as mamas a procura de lesões suspeitas de malignidade.

Quem deve fazer? Indicado anualmente para todas as mulheres após os 40 anos e para mulheres mais 35 anos que apresentem histórico familiar de câncer de mama (em parentes de primeiro grau) ou outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e a possibilidade do tratamento do câncer mamário são muito significativos, compensando o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem durante o exame. 

Lipidograma

O que é? Exame que mede a quantidade de substâncias gordurosas no sangue, como Colesterol e Triglicerídeos.

Quem deve fazer? Deve ser realizado em homens e mulheres a partir dos 18 anos, especialmente em pessoas com fatores de risco para doenças do coração, como obesidade, diabetes, hipertensão e histórico familiar de dislipidemia (níveis anormais de lipídios no sangue).

Colonoscopia/ Retossigmoidoscopia/ Pesquisa de sangue oculto nas fezes

O que são? Testes que procuram sinais precoces de câncer do cólon (intestino grosso).

Quem deve fazer? Deve ser realizado por todos a partir dos 50 anos de idade. Pessoas com fatores de risco aumentado (pólipos adenomatosos, doença inflamatória intestinal e histórico familiar de câncer do cólon) podem se beneficiar destes exames precocemente.

Densitometria Óssea

O que é? Teste radiológico que investiga a densidade mineral dos ossos, em especial os mais propensos a fraturas como a coluna e o colo do fêmur.

Quem deve fazer? Indicado após os 60 anos para mulheres e a partir dos 70 anos para os homens. Este exame deve ser realizado mais cedo para pessoas de ambos os sexos com risco aumentado de osteoporose (menopausa precoce, história familiar, fumo excessivo, sedentarismo ou uso de cortisona por tempo prolongado). A detecção precoce de osteopenia sugere prevenção da progressão do enfraquecimento dos ossos, por meio de suplementação de cálcio e atividade física regular. Quando se detecta osteoporose, há necessidade também de tratamento medicamentoso, com o objetivo de prevenir futuras fraturas.

Exame de Urina e Microalbuminúria

O que é? Exame de uma amostra de urina em que se procura pela presença de substâncias anormais, como sangue, glicose, proteínas e corpos cetônicos.

Quem deve fazer? Pessoas com problemas urinários e hipertensos, diabéticos e mulheres grávidas. Hipertensos e diabéticos (insulinodependentes ou não) devem realizar a pesquisa de albumina na urina rotineiramente como forma de detecção precoce de dano aos rins. 

TSH

O que é? Exame de sangue para pesquisa de doenças da tireoide, muito comum na terceira idade. O hipotireoidismo muitas vezes passa despercebido e seu tratamento pode melhorar muito a qualidade de vida.

Quem deve fazer? Pessoas após os 60 anos mesmo sem sintomas, assim como todas as pessoas com queixas de saúde associada a problemas de tireoide (perda ou ganho rápido de peso, sonolência ou insônia, tremores, palpitações, depressão, alterações da memória e do ciclo menstrual).

Glicemia de Jejum e Teste de Tolerância à Glicose

O que é? Exame da quantidade de açúcar (glicose) no sangue no jejum e duas horas após carga oral de açúcar.

Quem deve fazer? Todas as pessoas hipertensas e/ou acima do peso, independentemente da idade. Usado juntamente com glicemia pós-prandial (ou teste de tolerância à glicose) para detectar diabetes e pré-diabetes (chamada de intolerância a glicose).

PSA (Antígeno Prostático Específico)

O que é? Exame de sangue para detectar doenças da próstata.

Quem deve fazer? Indicado para homens a partir dos 40 anos. O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum nos homens. Quando o valor do PSA está elevado, indica-se uma investigação da próstata por ultrasson e biópsia. Quando encontrado em seus estágios iniciais o câncer de próstata é altamente curável.

Pesquisas recentes indicam que pode não ser tão eficaz como se pensava. Novos protocolos recém lançados nos EUA não recomendam mais o exame de PSA de rotina para os homens a partir dos 40 anos devido à relação entre risco e benefício ainda ser muito incerta.


Como fazer uma farmacia em casa


Como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Ainda mais quando se tem crianças em casa. Mas, às vezes, com todo o cuidado do mundo, acidentes acontecem e nessa hora o melhor é ter sempre a mão itens utéis para enfrentar um tombo, uma queimadura ou algum acidente doméstico. Preparemos uma lista para você saber o que nã deve faltar na sua farmacinha caseira.

-Antitérmico;
-algodão;
-gaze estéril;
-antigases;
-esparadrapo;
-curativos tipo "band-aid";
-tesourinha;
-álcool;
-soro fisiológico;
-spray ou pomada anti-séptica;
-termômetro;
-antiinflamatório;
-colher medida para soro caseiro.