Prevenção do resfriado





O inverno está chegando e o risco de pegar um resfriado ou mesmo uma gripe aumenta bastante. Pensando nisso, segue algumas dicas para prevenção destes tipos de doenças:

  • Evite ficar em locais fechados: mantenha sempre o ar circulando para que os vírus não se concentrem no local. 
  • Lave sempre as mãos: se possível com um antisséptico para que elimine todos os germes que possam causar o resfriado ou gripe. 
  • Beba bastante líquido: pode ser água pura, suco de frutas ou chás. Os líquidos ajudam a manter o corpo hidratado, além de ajudar a eliminar as toxinas que fazem mal ao nosso organismo. 
  • Mantenha o ar dentro de casa com uma certa umidade: o ar muito seco provoca irritação das mucosas aéreas, facilitando a penetração dos germes que provocam os resfriados e gripes. Se necessário, use um umidificador de ar nos quartos ou escritório para manter uma umidificação de ar adequada. 
  • Mantenha as narinas bem úmidas: se o ar estiver muito seco e não for possível umidificá-lo, pingue algumas gotas de soro fisiológico nas narinas para evitar que fiquem ressecadas e causem irritação da mucosa respiratória. 
  • Respire pelo nariz, não pela boca: a mucosa do nariz foi feita para aquecer e umidecer o ar que respiramos, evitando que o ar chegue frio nos pulmões. Se você respirar pela boca, o ar não recebe o tratamento adequado, causando doenças respiratórias. 
  • Use lenços da papel ao invés de lenços de pano: os lenços de pano acumulam grande quantidade de germes, espalhando no ar os vírus e reinfectando as pessoas. O melhor é usar lenço de papel e jogar fora após o uso. Sempre lave as mãos após assoar o nariz. 
  • Evite tocar o seu rosto quando resfriado: você pode espalhar os vírus para outras pessoas através de suas mãos. 
  • É melhor ficar em casa: se voce estiver gripado ou resfriado é melhor descansar; descansando e relaxando você vai ativar o seu sistema imunológico, fazendo seu resfriado sarar mais rápido. Além disso você evita passar a doença para os outros. 
  • Diminua o stress em sua vida: estudos mostram que pessoas mais estressadas adoecem mais, porque diminuem as defesas do organismo. 
  • Viva num ambiente mais saudável: poluição diminu as defesas do organismo, fazendo com que fiquemos doentes mais facilmente. 
  • Não fume: estudos mostram que as pessoas que fumam pegam mais resfriados e gripes que as que não fumam. Talvez isso esteja relacionado com o fato de que o fumo destrói a camada de proteção das vias respiratórias, principalmente os cílios, que são minúsculas estruturas que "varrem"as impurezas do ar, impedindo-as de entrar nos pulmões. 
  • Tenha uma alimentação saudável: comer bem ajuda a manter o corpo com uma boa resistência contra infecções. Alguns alimentos ajudam a dar maior resistência ao corpo, como iogurte, alho, gengibre, ginseng e geléia real. 
  • Tome vitamina C: essa vitamina ajuda o corpo a produzir o interferon, que é o responsável pela destruição dos vírus, além de ajudar a produzir os elementos de defesa do corpo. Em geral é recomendada uma dose de 60mg por dia. A melhor maneira de conseguir a vitamina C é através de frutas ácidas, como laranja, limão, morango e tomate, e verduras. Não adianta tomar grandes quantidades de vitamina C pois o corpo acaba eliminando o excesso. Estudos recentes têm mostrado que uma dose de 200mg por dia tem um efeito melhor na prevenção dos resfriados.
Veja os vários tipos de Umidificadores de ar.


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário