Anti inflamatórios




Anti-inflamatório é um fármaco ou método que combate a inflamação de tecidos; antiflogístico.

Tais medicamentos atuam por favorecer o desaparecimento dos edemas, desidratando os tecidos tumefeitos, por ativação da circulação local ou por vasoconstrição no local da aplicação ou por coagulação das albuminas tissulares.

Os anti-inflamatórios tópicos são divididos em duas categorias, conforme seu modo de ação predominante: Adstringentes e Emolientes.

moliente - emolientes são formulações semisolidas, viscosas e monofasicas, possuindo combinações de água, óleos e gorduras destinadas a ajudar a hidratar a pele e restaurar a oleosidade perdida devido ao ressecamento da pele.

Atuam na epiderme através da sua hidrofobicidade, impedindo a desidratação da pele. Da ação de manter os tecidos mais macios ou moles deriva o termo emoliente.

Quando usados corretamente, são parte essencial do controle da dermatite (alergia) e das providências de que a pele precisa para sarar. Estão disponíveis sob a forma de ungüentos, loções e substitutos do sabonete, bem como de óleos para o banho, cremes para as mãos e pés. Não costumam conter nenhum fármaco.

O emolientes podem ser utilizados para finalidades simples, como por exemplo hidratar pés ressecados, até tratamentos mais sérios como por exemplo tratamentos de psoríase.

Segundo a maquiadora Vanessa Rozã: Em Química, a adstringência define um composto que reage com proteínas tanto estruturais quanto enzimáticas, precipitando-as em derivados insolúveis (na maior parte dos solventes conhecidos e não biodegradáveis).

Em Biologia, adstringente é o produto que contrai, estreita, reduz, produz constrição, união, ligação; que contrai os tecidos e vasos sanguíneos, diminuindo a secreção das mucosas; contrai ou recobre os tecidos orgânicos, diminuindo as secreções ou formando camada protetora; contraem os tecidos, combatendo diversas moléstias inflamatórias da boca, garganta, intestinos, órgãos genitais; provoca contração das mucosas, dos vasos e dos tecidos.

Um tipo especial de adstringência é a hemostática, em produtos que são ditos hemostáticos ou estípticos, capazes de causar a coagulação do sangue de maneira imediata e conter hemorragias. Um exemplo de uma substância hemostática é o alúmen.

Pode ser encontrado em: agrião, aperta-ruão, aroeira, barbatimão, bolsa-de-pastor, buranhém, cavalinha, chicória, cipó-chumbo, óleo de eucalipto, guaraná, jaca, jatobá, jequitibá, maçã, mil-em-rama, Óleo de alho, romã, açoita-cavalo, álamo, avenca, begônia, caqui, chorão, cambuí, casca-de-anta, casca-de-cedro, cipó-escada, guabiroba, goiabeira, marmeleiro, nogueira, rosa, sempre-viva, videira (folhas), podendo, então, ser considerado um fitomedicamento.


Comente:

Nenhum comentário