Beber moderadamente pode ser benéfico contra artrite, sugere estudo




Alguns estudos vêm indicando, nos últimos anos, que o consumo moderado de bebidas alcoólicas pode ajudar a prevenir artrite reumatoide - doença inflamatória das articulações. E, agora, uma nova pesquisa realizada na Suíça associa esse hábito a uma progressão mais lenta da doença.

 

Acompanhando, por quatro anos, mais de 2,9 mil adultos com artrite - com a realização de exames de raio-x -, os pesquisadores do Hospital Universitário de Genebra descobriram que aqueles que bebiam leve ou moderadamente apresentavam uma progressão mais lenta dos danos nas articulações associados à doença, comparados àqueles que não bebiam - com efeitos mais significativos entre os homens . Por outro lado, aqueles que exageravam um pouco no álcool tinham maior progressão de desgaste articular.

 

De acordo com os autores, os resultados indicaram também que a diferença observada em relação a sintomas e incapacidade não foi significativa na comparação dos bebedores moderados e dos abstêmios. Mas, com uma progressão mais lenta da doença por muitos anos, aqueles que ingeriam álcool moderadamente poderiam ter uma vantagem neste sentido no futuro.

 

O estudo não explica as razões dessa relação ou se o álcool, por si só, retarda a progressão da doença. Além disso, devido aos riscos associados al álcool, os pesquisadores recomendam que as pessoas não comecem a beber para prevenir a doença reumática. Por outro lado, os resultados do estudo sugerem que os pacientes com artrite que já bebem moderadamente não devem ser incentivados a parar. Mais estudos são necessários.


Produtos relacionados :

  Medicine Ball com 2KG Torian   Fisioterapia de Tidy Camisa Seleção Brasil I 2010 s/nº Amarelo Tam. M - NikeFisioterapia Pneumofuncional


Comente:

Nenhum comentário