Dor na coluna é inevitável?





Quatro em cinco adultos, em algum momento, vão ter um episódio de dor na coluna. Os dados da OMS ( organização mundial da saúde) fala em 80 % das pessoas vão ter dores na coluna em algum momento da vida.  

Numa sociedade onde cada vez mais aumenta o número de pessoas que não fazem atividade física regularmente, o  sedentarismo aparece como grande  vilão das dores nas costas, seguido do tabagismo e das formas erradas de se trabalhar, como esparramar quase deitado na cadeira.  Mau hábitos que estão cada vez mais frequentes.

Mas há o outro lado. Quem quiser evitar e transformar a dor na coluna em uma coisa "evitável" tem que pensar em prevenção e modificação de hábitos e mobiliários.  

Uma das melhores formas de se previnir uma dor na coluna é praticando atividade física regularmente.  Atividades dentro d'água também são aconselhadas, como natação, hidroginástica e hidroterapia. Devem ser evitadas as atividades que dão impacto na coluna, entre eles, andar a cavalo e correr. 

E se a dor estiver instalada, tratamentos de relaxamento como massagem e shiatsu, acupuntura e RPG ( reeducação postural global) vão ajudar a combater a dor e a a previnir novas dores. 

Em um dos próximos posts, falarei do mobiliário ajudando a previnir a dor na coluna. 

Siga o twitter da saúde.



Comente:

Nenhum comentário